O Computador e o que tem dentro dele

O Computador e o que tem dentro dele

Você que nunca abriu um computador e não sabe o que tem dentro, como funciona a mágica de produzir textos e fazer eles aparecerem na tela, ou como um “zilhão” de coisas podem ser feitas, ou jogadas.

Este é um artigo pra você entender e saber o que há por dentro do computador.

Eu mesmo já tive medo de abrir um computador antigo que usava e compartilhava com a minha irmã.

Sabe como é… Imagina abrir e dar defeito do nada e não saber o que fazer.

Mas com o tempo e mais conhecimento, o que era um bicho de sete cabeças virou coisa simples.

O meu PC atual, por exemplo, eu mesmo comprei as peças e montei.

Já até troquei algumas peças e melhorei a performance dele.

Faço vídeos ao vivo usando muitos softwares, maximizando o computador do jeito certo por conhecer ele por dentro e, principalmente, sabendo o que ele pode me oferecer com o que tenho nele.

Em outra postagem mostro o meu setup, ou seja, tudo o que tem nele e especificações dos hardwares.

Veja abaixo alguns exemplos de gabinetes estilizados:

Agora vou listar todas as peças fundamentais para que um computador funcione, item por item, de forma clara e simples pra que qualquer pessoa sem experiência técnica entenda.

Gabinete do Computador

Partindo da parte visível de um computador, o gabinete é a parte que primeiro observamos.

É justamente o gabinete o corpo do computador, responsável por comportar todos os equipamentos (hardwares), que são os órgãos vitais para que o computador funcione corretamente. (fazendo uma comparação com o corpo

humano)

É nele que plugamos fones de ouvido, microfones e todos os cabos de alimentação, de internet, webcams, pendrives e etc…

Ou seja, nele encontramos tudo que conecta, da parte externa à interna para que todos os hardwares comportados dentro dele funcione adequadamente. Por isso ele é fabricado com materiais de boa qualidade, com metais de alta resistência mecânica contra vibrações e fortes para aguentar as peças que são presas nele. Existem gabinetes feitos em metal, metal e acrílico, metal, acrílico e plástico ou, outros materiais.

Outra questão muito importante nos gabinetes é a parte do resfriamento interno. É por intermédio dos gabinetes e suas grades de resfriamento, onde pode-se acoplar ventoinhas (coolers), que amenizam ou resfriam o equipamento interno, que podemos aumentar a vida útil dos hardwares internos, que comumente superaquecem como o processador, os discos rígidos, a placa de vídeo, aplaca mãe e outros componentes sensíveis. Um gabinete fechado demais, que não tem escape ou entradas de ar, prejudicam e muito os equipamentos internos pela elevação da temperatura interna. Em muitos casos pode-se acoplar ao processador um hidro-cooler, que é um resfriador à água com dissipadores de calor e coolers adicionais, que pelo fluxo de água em contato com dissipadores encostados nos processadores, diminuem bastante a temperatura da peça.

Ainda, pode-se encontrar gabinetes de todos os tipos, estilosos e muito divertidos como os exemplos abaixo:

Placa Mãe

A placa mãe é um componente essencial do computador porque é nela que se ligam todos os demais hardwares. Ela é presa no gabinete e nela existem encaixes onde se conectam plugs, cabos de energia e conectores de outros equipamentos. A execução de praticamente todos os hardwares passa pela placa mãe. Nela podemos ver um grande números de pequenas peças, e são essas pecinhas as responsáveis pela conexão dos hardwares nelas acopladas.

As placas mãe, executam a parte de áudio como microfones, auto falantes e fones de ouvido, as web cams. Porém, quem quer melhorar a capacidade e qualidade tanto de áudio mas, principalmente de vídeo, muitas pessoas preferem utilizar outros hardwares plugados  na placa mãe como drivers de áudio e placas de vídeo muito mais potentes.

 

A placa mãe possui conectores para encaixar peças como o processador as placas de memórias RAM, placas de vídeos, drivers de áudio e outros dispositivos por intermédio de cabos, como os drivers de CD/DVD, discos rígidos, dispositivos USBs, internet, cabos de alimentação, coolers de resfriamento e outros.

 

Processador

O processador é a parte mais importante do computador, é por ele que todos os processos fundamentais são executados.

O processador é a Unidade Central de Processamento (Central Process Unit ou CPU), por isso ouvimos muito se falar CPU e não processador. Ele tem formato retangular e contém milhões de componentes internos microscópicos, os microprocessadores, quase impossível de ver a olhos nus quando abertos com ferramentas especiais.

Arquitetura interna de um microprocessador dedicado para processamento de imagens de ressonância magnética, a fotografia foi aumentada 600 vezes, sob luz ultravioleta para se enxergar os detalhes

Fonte da imagem Wikipedia

Geralmente o CPU fica escondido debaixo de um dissipador de calor acoplado a uma ventoinha, por isso não conseguimos ver quando abrimos um computador.

O processador é como se fosse o cérebro co computador. Ele se comunica por intermedio da placa mãe para executar os processos que fazem você jogar, ver um filme ou acessar algo na internet, executar programas como aquele de edição de textos.

Para executar tudo isso, o processador recebe dados das memórias RAM e enviam dados à outros componentes pela placa mãe.

 

Memória RAM

A memória RAM é composta de todos os módulos a que ela faz parte. Cada uma das partes recebe o nome de pente de memória. Existem computadores que tem um, dois ou mais pentes de memória. existem casos até que a memória RAM é anexada internamente na placa mãe. Mas são raros os casos. Eu mesmo tenho um Computador desligado que não tem pentes de memória, mas nem por isso não tem memória RAM, entendeste?

Geralmente a memória RAM e seus pentes de memória ficam próximas ao processador na placa mãe porque o processador precisa dos dados armazenados temporariamente nos pentes de memória para executar os processos em alta velocidade, sem travamentos.

 

Discos Rígidos – HDs

Os discos rígidos ou HDs (Hard Disks), são importantes para armazenar arquivos, pastas e softwares, como por exemplo o sistema operacional que faz com que programas e jogos sejam executados.

Diferentemente dos pentes de memória RAM, onde os dados ficam armazenados temporariamente, no HD, todos os dados são armazenados até que o usuário ou algum software os apaguem.

O Disco Rígido é pesado por conter discos de metal especial onde ficam armazenados os dados e, por isso não tem acoplamento junto à placa mãe, pois isso poderia a danificar. O HD fica preso no gabinete e a conexão à placa mãe é feita por conectores e cabos de alimentação diretos da fonte.

No computador os discos rígidos são um dos únicos componentes mecânicos, por isso também tem vida útil menor por desgaste mecânicos e  também um dos que mais consomem energia elétrica.

Nos computadores mais modernos, os discos rígidos HDs, estão sendo substituídos por SSDs (solid-state drive) ou Drive de Estado Sólido,  onde a leitura e gravação de dados é muito mais rápido porque os dados são armazenados em chips eletrônicos como o que vemos nos pen drives, só que com uma tecnologia própria mais sofisticada.

Os SSDs ainda não possuem tanta capacidade de armazenamento como os HDs, porém estão sempre em evolução tecnológica, e podemos em breve ver uma substituição mais massiva dos HDs pelos SSDs.

 

Placa de Vídeo

Geralmente a placa mãe já vem com componentes que podem processar imagens por conta do seu chip gráfico onboard (na placa), porém, isso não significa que o seu computador possa processar elementos gráficos tridimensionais de forma eficiente, com a rapidez exigida em games e vídeos em qualidade e alta performance, gerando travamentos de imagens e lentidão do computador, já que parte dos processos, quando não há uma placa de vídeo, é toda ela feita pelo processador, exigindo muito dele.

É muito fácil identificar computadores com ou sem placa de vídeo.

As placas de vídeo são acopladas na placa mãe por meio de slots PCI e PCI-Express como nas imagens abaixo.

As placas de vídeo ocupam um espaço razoavelmente grande na placa mãe e consecutivamente no computador, por isso, pra quem vai montar o computador, deve-se ter um cuidado especial pois não é em todo gabinete que as placas cabem.

 

Fonte de Alimentação do Computador

A fonte é a a parte que alimenta todos os equipamentos do computador.

Ela é responsável em transformar a energia elétrica que chega pelo cabo de alimentação, dividindo as saídas em voltagens e cabos específicos para cada um dos componentes (hardwares) do computador.

Dentro das fontes de alimentação para computadores, existem diversos transformadores que funcionam como redutores de tensão e corrente elétrica, que protegem as peças do computador.

As fontes nos computadores antigos são encontradas na parte superior do gabinete.

Os computadores antigos não eram sofisticados, tampouco precisavam de fontes mais complexas como as de hoje, onde a potencia e a tecnologia exigida é alta.

Nos computadores gamers, mais modernos, a fonte fica na parte de baixo, com ventoinhas para o ar quente subir e se dissipar.

Drive Ótico

Esse hardware tem a função de ler e gravar dados em discos de CDs, DVDs e Blue Rays. Os dados gravados podem conter vídeos, áudios, softwares, jogos ou arquivos diversos como imagens, textos ou outros.

Geralmente, os Drivers de CDs, os DVDs ou os Blue Rays, ficam acoplados no gabinete na parte superior, na parte da frontal.

Isso facilita a colocação das mídias para leitura ou gravação de dados, como por exemplo, músicas, documentos ou outros.

Recentemente os drivers de cds,DVDs e Blue Rays estão ficando em desuso.

Quase todos os fabricantes de PCs não disponibilizam mais, nem sequer, os espaços para colocação dos drivers.

Isso ocorre por conta das altas performances dos Discos Rígidos e SSDs modernos e dos pen drives de alta performance e capacidades

Mas o motivo principal são os serviços de armazenamento em nuvem, ou seja, serviços onde se pode guardar inúmeros arquivos pessoais com um espaço relativamente grande e com segurança em servidores externos,

Já que as mídias usadas no drives óticos tem uma vida útil muita baixa por conta de acidentes, riscos e a qualidade, que comprometem os arquivos guardados.

O Computador – Considerações finais

Existem outras peças fundamenteis para que o computador funcione e seja utilizado de forma plena.

Dentre eles estão o teclado, mouse e outros, mas eles não estão dentro do PC, e por isso são chamados de periféricos.

Em outra postagens falaremos mais sobre cada um dos Hardwares, dos periféricos e outras peças e aparelhos que podemos utilizar junto ao computador.

Aliás, espero que tenha gostado dessa postagem.

Certamente esses websites também podem te interessar:

  • Origamania.com – Origamis, papel modelismo, artesanatos e aviões de papel.
  • Textículos.com – Significados de Nomes, frases famosas, ferramenta de textos e letras diferentes, e muito mais.
  • Portal do Economaster – Economia e Finanças de um jeito fácil de entender.
  • Cardápio de Receitas – Receitas de dar água na boca. Tudo o que você precisa pra fazer uma boa receita.

Por fim, veja mais conteúdos do Web-ZoneWare, seu site de tecnologia na web a fim de encontrar o que precisa.

Deixe um comentário

3 × dois =